A transmissão se divide em três: embreagem, caixa de marchas (câmbio) e diferencial.
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Fonte:g1.globo.com
- Embreagem:
Tem como função conectar e desconectar o motor da caixa de transmissão. Ao pisar no pedal da embreagem, o motor e a transmissão se desconectam, de modo em que o motor possa girar livremente e assim aja a troca de marchas, ao soltar o pedal da embreagem, o motor e a caixa de transmissão se conectam novamente e assim ambos giram na mesma rotação e o automóvel ganha movimento.
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- Câmbio:
Tem como sua função ajustar as rotações do motor a velocidade requerida pelas rodas, tanto para mais como para menos, por meio de um conjunto de engrenagens. Exemplo: As rotações do motor quando chegam a caixa de marchas sofrem reduções, de modo que, se o motor gira duas mil rotações por minuto, o câmbio faz uma redução dessas rotações e repassa ao diferencial.
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- Diferencial:
É formado por várias engrenagens(satélites e planetárias), e permite que as rodas de um mesmo eixo girem em velocidades diferentes, o que facilita fazer uma curva, por exemplo. As rotações que saem do câmbio podem sofrer reduções no diferencial antes de chegarem nas rodas. A energia mêcanica é finalmente transmitida ás rodas motrizes por meio de um semi-eixo existente em cada um dos lados do diferencial.
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Fonte: www.torckautomotivo.com.br/diferencial.php
Em carros com o motor na frente e tração traseira existe um complemento na transmissão, chamado de eixo cardã. Os automóveis com motor na dianteira e com tração dianteira ou com motor atrás e tração nas rodas de trás dispensam o eixo cardã.
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Bibliografia:
Imagens:
- Imagem 1: g1.globo.com
- Imagem 2: http://www.vimap.com.br/loja/images/Kit_Embreagem.jpg
- Imagem 3: oficinaecia.com.br
- Imagem 4:www.torckautomotivo.com.br/diferencial.php
- Imagem 4.1: gama4x4.com.br